Óculos Graduados | Centro Óptico OculosWorld

qual o melhor tipo de lente para seus óculos

what materials are lenses made of

Ao escolher as lentes dos seus óculos, é bom saber que material da lente é mais adequado para seu estilo de vida e, mais importante, para a sua visão.

Há uma grande variedade de materiais de lentes disponíveis para quem usa óculos. Nos últimos anos, avanços tecnológicos resultaram em descobertas que agora permitem que as pessoas desfrutem de lentes que combinam todas as melhores vantagens - proteção UV, resistência ao impacto, excelente ótica e materiais mais leves. Veja abaixo os diferentes materiais das lentes que estão disponíveis, juntamente com as vantagens e desvantagens de cada um.

MATERIAis Das LENTES

  1. Plástico de alto índice: As mais finas e leves lentes disponíveis. Elas são altamente recomendadas se você tem uma prescrição alta miopia, hipermetropia ou astigmatismo.

  2. Tribrid: Comparável às lentes de plástico de alto índice, mas mais leves, mais resistentes ao impacto e proporcionam um melhor desempenho ótico. Elas são mais adequadas para pessoas com miopia entre -3,00 e -7,00 ou +3,00 D ou mais de hipermetropia. Além disso,  bloqueiam 100% dos raios UV.

  3. Policarbonato: Lentes leves e extremamente resistentes a impactos e também oferecem proteção UV. A escolha adequada para óculos infantis e de segurança

  4. Trivex: Semelhante às lentes de policarbonato, as lentes Trivex são finas, leves e muito mais resistentes ao impacto que as lentes de plástico ou de vidro normais. No entanto, oferecem visão mais nítida e um valor de Abbe maior do que as lentes de policarbonato.

  5. Plástico CR-39: Essas lentes têm metade do peso das lentes de vidro e ainda fornecem excelente ótica e correção da visão; no entanto, elas são geralmente mais espessas do que as outras opções de lentes de plástico.

  6. Vidro Crown: As lentes de vidro sempre oferecerão a melhor experiência ótica já que o vidro refrata a luz muito mais eficientemente do que o plástico; no entanto, são mais pesadas e mais espessas do que as suas versões de plástico.

íNDICE DE REFRAção

O índice de refração de um material de lente de óculos é um número que mede quão bem os materiais refratam e desviam a luz, que depende da velocidade com que a luz viaja através do material.

Basicamente, quanto maior for o índice de refração de um material, mais lentamente a luz se move através dele, o que resulta em uma maior flexão (refração) dos raios de luz. Assim, quanto maior o índice de refração de um material de lente, menos material é necessário para desviar a luz para o mesmo grau que uma lente com um índice de refração inferior. Em outras palavras, para qualquer prescrição de óculos, uma lente feita de um material com um índice de refração elevado será mais fina do que uma lente feita de um material com um índice de refração inferior.

Além disso, lentes de alto índice tendem a ser mais caras porque são de maior qualidade do que as lentes de baixo índice

VALOR ABBE

O valor Abbe de um material é uma forma de medir o quão amplamente a lente dispersa diferentes comprimentos de onda de luz, à medida que a luz passa através dele. Materiais de lentes com um valor de Abbe baixo tem alta dispersão, o que pode causar aberrações cromáticas perceptíveis, o que é um erro ótico visível como auréolas coloridas em torno de objetos, especialmente à noite.

O valor Abbe de materiais de lentes disponíveis hoje pode variar entre 59 (vidro crown) e 30 (policarbonato). Quanto mais baixo for o valor de Abbe, mais provável será que o material cause aberrações cromáticas.